Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Motorista é condenado a pagar danos morais a motociclista por colisão

    Publicado por Carta Forense
    há 11 anos

    A 1ª Turma Cível do TJDFT, em grau de recurso, condenou um motorista a pagar R$ 20 mil de danos morais a motociclista lesionado após colisão entre os veículos. A condenação prevê ainda pagamento de 6 salários mínimos referente ao período em que a vítima ficou em recuperação e o valor de R$ 4.060,50, montante correspondente às avarias sofridas pela moto. A decisão colegiada reformou a sentença do juiz da 1ª Vara Cível de Sobradinho, que havia julgado a ação improcedente.

    O autor relatou que no dia 15 de julho de 2007 trafegava de moto em faixa à direita do carro do réu, quando ele, abruptamente e sem dar seta, virou à esquerda para entrar num retorno e colidiu o veículo em sua moto. O acidente lhe causou lesões físicas graves, como fratura exposta da tíbia e fíbula, o que determinou que passasse por intervenções cirúrgicas e longo período de convalescença por incapacidade temporária. Requereu a condenação do motorista ao pagamento de danos morais, materiais e estéticos.

    Na 1ª Instância, o juiz considerou que o autor não apresentou provas dos danos alegados e julgou improcedentes todos os pedidos. No entanto, ao analisar o recurso do motociclista, a Turma decidiu reformar a sentença por entender que os laudos médico e criminalístico atestavam a veracidade da versão do acidente dada pelo motociclista.

    O relator afirmou que de acordo com a dinâmica dos fatos e atestado pelo laudo pericial, " derivando da faixa de rolamento da direita, o condutor do automóvel adentrara na faixa à esquerda, na qual trafegava a motocicleta, vindo a interceptar sua trajetória e determinar a ocorrência do acidente, a culpa pela produção do evento deve-lhe ser imputada com exclusividade. Pois, agira com negligência e imprudência na realização da manobra de deslocamento lateral sem atinar que as condições de trânsito não permitiam sua consumação com segurança, violando o dever de cuidado e as regras inerentes à condução de veículo automotor.

    Em relação ao dano moral, o desembargador destacou: qualquer pessoa violada na sua integridade física por fatos alheios à vontade e que não derivam da sua culpa ou participação tem a incolumidade pessoal violada, sujeitando-se a sofrimento e transtornos que afetam seu bem-estar e tranquilidade, o que caracteriza ofensa aos predicados de sua personalidade. Isso lhe confere legitimidade ao cabimento de compensação pecuniária coadunada com a gravidade dos efeitos sofridos.

    A decisão colegiada foi unânime.

    Processo: 20080610146986

    • Sobre o autorConteúdo editorial completamente apartidário e independente
    • Publicações11284
    • Seguidores2569
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/motorista-e-condenado-a-pagar-danos-morais-a-motociclista-por-colisao/100476485

    Informações relacionadas

    Motorista é condenada a pagar danos morais e materiais por fechada e colisão em moto

    Fabiana Carvalho, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    [Modelo] Recurso de Apelação

    Murilo Lima Nogueira, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] Ação de Indenização por Danos Materiais C/C Lucros Cessantes (Acidente de Trânsito)

    Contestação - TJSP - Ação Acidente de Trânsito - Procedimento Comum Cível

    Diego Carvalho, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Modelo de pedido de revogação de medidas protetivas de urgência

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)