Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Indeferimento de estágio a aluno por débito de uma disciplina fere o princípio da razoabilidade

    Publicado por Carta Forense
    há 10 anos

    A 6ª. Turma do TRF da 1.ª Região decidiu que o ato de instituição de ensino superior (IES) que indefere o requerimento de estágio a aluno regularmente matriculado, por estar em débito de uma disciplina do 3.º período, fere o princípio da razoabilidade.

    A argumentação da IES é que o estudante não atenderia aos requisitos exigidos pela instituição para realização de estágio curricular não obrigatório, devido ao débito existente. O ato, segundo o relator do processo no Tribunal, desembargador federal Daniel Paes Ribeiro, demonstrou ser incorreto porque ficou provado nos autos que o aluno, com a anuência da entidade, já havia participado do programa de estágio em período anterior.

    No voto, o relator acatou como razões de decidir parte do que foi exposto pela sentença. Está claro, portanto, que o estágio curricular se consubstancia em importante etapa da formação acadêmica, devendo ser incentivado pela instituição de ensino, citou o magistrado. Mais ainda, a instituição de ensino está obrigada a celebrar o termo de compromisso de estágio, salvo nas hipóteses de descumprimento dos requisitos legais pelo estudante ou pela parte concedente, devidamente evidenciado, não devendo, contudo, a instituição pública de ensino olvidar que os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade também devem ser atendidos pela Administração Pública, concluiu.

    O magistrado finalizou o voto afirmando que o aluno já teria realizado o estágio por força de liminar confirmada em sentença, de primeira instância no período de 06.02.2012 a 31.12.2012. Dessa forma, impõe-se a aplicação da teoria do fato consumado, haja vista que o decurso do tempo consolidou uma situação fática, cuja desconstituição não se mostra viável.

    A Turma acompanhou o voto do relator de forma unânime.

    Processo: 0006163-57.2012.4.01.3800/MG

    Data do julgamento: 28/07/2014

    Publicação no diário oficial (e-DJF1): 08/08/2014

    Assessoria de Comunicação Social

    Tribunal Regional Federal da Primeira Região

    • Sobre o autorConteúdo editorial completamente apartidário e independente
    • Publicações11284
    • Seguidores2569
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações326
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/indeferimento-de-estagio-a-aluno-por-debito-de-uma-disciplina-fere-o-principio-da-razoabilidade/136837261

    Informações relacionadas

    ContratoRecurso Blog, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Petição - Notificação Judicial

    Tribunal Regional Federal da 3ª Região
    Jurisprudênciahá 7 anos

    Tribunal Regional Federal da 3ª Região TRF-3 - APELAÇÃO CÍVEL: AMS XXXXX-73.2016.4.03.6126 SP

    Petição Inicial - TRF01 - Ação Mandado de Segurança com Pedido Liminar - Mandado de Segurança Cível - contra Assupero - Ensino Superior e Instituto Paraense de Educacao e Cultura - Ipec

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 10 anos

    Dependência de uma disciplina não pode impedir estágio de estudante, decide TRF-1

    Júlio César Carneiro, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Mandado de Segurança com Pedido Liminar

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)