Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Universitária consegue reajuste em pensão alimentícia devida por sua mãe

Publicado por Carta Forense
há 10 anos

A 3ª Câmara de Direito Civil do TJ decidiu dar provimento parcial ao recurso de uma jovem que pediu aumento de pensão alimentícia, de 10% para 25% dos vencimentos de sua mãe, com a alegação de que o valor não é suficiente para seus gastos. Para isso, argumentou que seu pai não tem condições de arcar sozinho com as despesas, de forma que, mantido o atual valor, terá de desistir dos estudos.

O desembargador Marcus Tulio Sartorato, relator da matéria, confirmou o dever de pagamento de pensão alimentícia mesmo após a maioridade civil, uma vez comprovada a necessidade mediante a matrícula e frequência em curso de nível superior. Contudo, ao observar que a mãe da jovem é servidora pública, com proventos da ordem de R$ 6 mil, considerou prudente estabelecer o pensionamento alimentar provisório equivalente a 15% dos rendimentos brutos da agravada. A decisão foi unânime. A ação original segue em tramitação em comarca do interior do Estado.

Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445 (JP)

Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo

  • Sobre o autorConteúdo editorial completamente apartidário e independente
  • Publicações11284
  • Seguidores2570
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações45
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/universitaria-consegue-reajuste-em-pensao-alimenticia-devida-por-sua-mae/138425478

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Alguns fatos por mim presenciados fazem-me duvidar da sensatez de algumas soluções.

Conheço, este entre outros casos, uma jovem senhora que ficou com 2 filhas e sem pensão do ex-marido que fez um concurso público e passou e ao mesmo tempo inscreveu-se e conquistou uma casa no CDHU e agora faz faculdade.

Sozinha.

Mesmo os pais tendo uma boa renda acho que a pessoa deve trabalhar para arcar com suas despesas sejam elas quais forem.

Meus pais são vivos e as vezes me dói até os ossos pensar em expô-los a uma dívida qualquer por causa dos meus anseios.

Mas... que se cumpra a ordem judicial. continuar lendo