Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    É imprescindível a presença do advogado em audiência de conciliação do procedimento sumário

    Publicado por Carta Forense
    há 14 anos

    O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que é necessária a presença do advogado da parte do réu na audiência de conciliação do procedimento sumário, uma vez que é neste momento que ocorre a prática de defesa propriamente dita e a produção de provas. A Terceira Turma do STJ definiu que o comparecimento do réu em audiência, munido da peça contestatória, não tem o poder de afastar os efeitos da revelia, pois quem tem capacidade de postular em juízo é o advogado, e não a parte em si.

    A questão foi decidida no julgamento de um recurso especial interposto contra uma decisao do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios que considerou a presença do advogado indispensável para a realização do ato processual. O TJDFT declarou revel o réu.

    O réu sustentou no STJ violação aos artigos 36 e 277 do Código de Processo Civil, pois a entrega de contestação preparada por advogado no procedimento sumário seria mero ato material, o que tornaria desprezível a capacidade postulatória para agir. O réu alegou ainda que o estatuto processual civil exigiria apenas a presença do réu à audiência de conciliação e a ausência do advogado ao referido ato não teria o poder de produzir os efeitos da revelia, conforme dispõe o artigo 319 do Código de Processo Civil.

    O relator no STJ, desembargador convocado Vasco Della Giustina, esclareceu que "vige no procedimento sumário o princípio da concentração dos atos processuais, circunstância que impõe a máxima produção de atos na audiência de conciliação, sendo relegada a prática de atos posteriores, tão somente, se ocorrer a hipótese do artigo 278, parágrafo 2º". O magistrado esclareceu que, de acordo com o artigo 37 do CPC, os atos devem ser praticados por advogados devidamente habilitados, sob pena de serem considerados inexistentes, estando as exceções previstas em lei, nas quais a hipótese dos autos não se enquadra.

    • Sobre o autorConteúdo editorial completamente apartidário e independente
    • Publicações11284
    • Seguidores2569
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações443
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-imprescindivel-a-presenca-do-advogado-em-audiencia-de-conciliacao-do-procedimento-sumario/2149689

    Informações relacionadas

    Diego Brandão, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    O advogado é obrigatório na audiência de conciliação?

    Manuel Trajano Duailibe, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Ação Declaratória de Nulidade de Negócio Jurídico, com Pedido de Tutela de Urgência.

    Eduardo Amaral, Escrevente
    Artigoshá 6 anos

    Dúvidas comuns sobre a necessidade de comparecimento das partes a audiências no processo civil

    Claudia Calderon, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Ação Declaratória de Nulidade de Negócio Jurídico c/c Antecipação de Tutela

    ADVOCACIA DIGITAL
    Notíciashá 5 anos

    OAB questiona norma que dispensa presença de advogado em audiência

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)