Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça atende PF e determina quebra de sigilo telefônico do delegado Protógenes

    Publicado por Carta Forense
    há 15 anos

    O juiz Ali Mazloum, da 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo, decretou hoje (10) a quebra do sigilo telefônico do delegado Protógenes Queiroz, ex-coordenador da Operação Satiagraha, como foi batizada a investigação de crimes financeiros supostamente cometidos por um grupo articulado pelo banqueiro Daniel Dantas. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Justiça Federal em São Paulo.

    A medida foi solicitada pela Corregedoria da Polícia Federal, que investiga Protógenes pela possível quebra de sigilo funcional, monitoramento clandestino de políticos e autoridades e o uso indevido de homens da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na operação policial.

    A Justiça determinou a quebra do sigilo telefônico no período de fevereiro a agosto de 2008. A corregedoria entende que só uma análise dos registros das ligações telefônicas recebidas e efetuadas por Protógenes poderá garantir uma percepção da "verdade real dos acontecimentos".

    Quando a Operação Satiagraha foi deflagrada, em 8 de julho de 2008, o banqueiro Daniel Dantas foi preso, por ordem do juiz Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Federal de São Paulo. Um habeas corpus obtido no Supremo Tribunal Federal (STF) colocou-o novamente em liberdade e o delegado Protógenes Queiroz acabou afastado da investigação, após se desentender com a cúpula da PF.

    • Sobre o autorConteúdo editorial completamente apartidário e independente
    • Publicações11284
    • Seguidores2571
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-atende-pf-e-determina-quebra-de-sigilo-telefonico-do-delegado-protogenes/936505

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)