Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Punições disciplinares nas Forças Armadas devem respeitar os direitos do contraditório e da ampla defesa

    Publicado por Carta Forense
    há 10 anos

    A 4.ª Turma do TRF da 1.ª Região negou provimento ao recurso interposto pela União contra sentença que concedeu pedido de habeas corpus com a finalidade de anular punição disciplinar de militar da Aeronáutica. Apesar de o 2.º do art. 142 da Constituição Federal de 1988 garantir que não cabe habeas corpus em punições disciplinares militares, o colegiado entendeu que, no caso, houve nítido desrespeito aos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa.

    O militar foi condenado a vinte dias de prisão pelo fato de, segundo o Formulário de Apuração de Transgressão Disciplinar (FATD), ter-se portado inconvenientemente, sem compostura, haver travado luta corporal e ter ofendido superiores hierárquicos com palavras de baixo calão.

    Entretanto, o juiz de primeira instância entendeu que a punição do requerente não foi fundamentada, bem como não houve a observância dos postulados constitucionais da ampla defesa e do contraditório no procedimento administrativo que apurou os fatos imputados ao militar.

    O ente público interpôs recurso ao TRF1 afirmando que foi dada ao agente a oportunidade para a produção de provas, porém o paciente, ora recorrido, limitou-se a confessar os fatos motivadores da punição.

    Ao manter a decisão, o relator, juiz federal convocado Marcus Vinícius Reis Bastos, afirma que, no caso em questão, o FATD não indica qualquer procedimento para apurar a acusação. A única manifestação do paciente em sua defesa, por outro lado, dá conta de seu arrependimento e vergonha pelo acontecido, muito embora negue ter havido luta corporal ou ofensa a superior hierárquico, completa o magistrado.

    Segundo o julgador, o militar não foi intimado de qualquer ato praticado no curso do processo administrativo, tendo sido apenas informado a respeito da decisão que determinou sua prisão por vinte dias, sem fundamentação clara de quais elementos ensejaram aquela punição. O paciente também não contou com qualquer outro meio de prova que viabilizasse sua defesa, a não ser um formulário disponível para preenchimento. Não é razoável supor que o militar tenha conhecimento jurídico bastante para saber quais provas deveria juntar ao formulário, endossa o relator.

    Assim sendo, ao negar provimento ao recurso da União, o juiz federal afirma: Ainda que se admita a rigorosa disciplina peculiar à vida militar, não se apresenta regular o desrespeito aos direitos constitucionais, que entendo restar configurado no caso em tela. Os demais magistrados da 4.ª Turma acompanharam o voto do relator.

    Processo n.º: 0000648-43.2013.4.01.3400

    Data do julgamento: 07/01/2014

    Data da publicação: 04/02/2014

    AL

    Assessoria de Comunicação Social

    Tribunal Regional Federal da 1.ª Região

    • Sobre o autorConteúdo editorial completamente apartidário e independente
    • Publicações11284
    • Seguidores2569
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações94
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/punicoes-disciplinares-nas-forcas-armadas-devem-respeitar-os-direitos-do-contraditorio-e-da-ampla-defesa/113835971

    Informações relacionadas

    Carolina Antunes, Advogado
    Artigosano passado

    Fatd Formulário de Transgressão Disciplinar

    Direitos fundamentais na Constituição Federal

    Laís Gasparotto Jalil Gubiani, Advogado
    Artigoshá 2 meses

    Recebi um FATD: e agora?

    Júlio César Carneiro, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Justificativas e Razões de Defesa em Ficha de Apuração de Transgressão Disciplinar Militar (FATD)

    Laís Gasparotto Jalil Gubiani, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Você sabe o que é Formulário de Apuração de Transgressão Disciplinar (FATD)?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)