Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Empresa terá de reverter justa causa de empregado que fez churrasco durante expediente

Publicado por Carta Forense
há 10 anos

A Companhia Tecidos Santanense, em Itaúna (MG), terá que reverter uma demissão por justa causa para um empregado demitido por ter patrocinado um "churrasco musical" no ambiente de trabalho. A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho negou provimento ao agravo de instrumento da empresa diante das violações indicadas.

Segundo o empregado, a comemoração ocorreu num domingo de trabalho, sem a ingestão de bebida alcoólica e sem prejuízo para a execução do seu trabalho, pois tomava conta do churrasco nos intervalos intrajornada, juntamente com os colegas.

Já a empresa, disse que, além de o churrasco ter sido realizado durante o expediente, o local era inapropriado, pois era área de tinturaria de tecido, ambiente de estoque e manipulação de produtos químicos, o que poderia ocasionar prejuízo à produção. Para a Santanense, a demissão estaria caracterizada por mau procedimento, enquadrada no art. 482, caput, da CLT.

Gradação da pena

Na avaliação do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG), a penalidade de demissão motivada aplicada ao trabalhador não foi condizente com a indisciplina praticada por ele, que apesar de merecer "dura repreensão", não justificaria a "pena capital trabalhista", pois uma "suspensão teria o almejado efeito pedagógico no ambiente de trabalho".

No agravo de instrumento ao TST, na tentativa de reformar a decisão do regional, a empresa insistiu que diante da gravidade da conduta indisciplinar do empregado que ensejou a sua dispensa justificada, não havia necessidade da gradação da pena como entendeu o Regional.

No entanto, o ministro Aloysio Corrêa da Veiga, relator, afirmou que o agravo de instrumento não reunia as condições necessárias ao seu conhecimento. Segundo o magistrado, é inviável o conhecimento do recurso de revista por violação ao art. 482, na medida em que é dispositivo genérico que dispõe que "constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador", não se constatando, portanto, violação direta e literal.

A decisão unânime da 6ª Turma mantém a decisão regional que deferiu ao empregado a dispensa sem justa causa, com as devidas verbas rescisórias, decorrentes da cessação do contrato de trabalho: aviso prévio, multa de 40% sobre o FGTS, férias proporcionais + 1/3 (8/12) e 13º salário proporcional.

(Mário Correia/RR)

Processo: AIRR-10189-85.2013.5.03.0062

  • Sobre o autorConteúdo editorial completamente apartidário e independente
  • Publicações11284
  • Seguidores2569
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações539
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-tera-de-reverter-justa-causa-de-empregado-que-fez-churrasco-durante-expediente/145653275

Informações relacionadas

Luiz Ernesto Nogueira Advogados, Advogado
Artigoshá 7 anos

7 principais dúvidas sobre o assédio moral no ambiente de trabalho

15 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Com todo o respeito à decisão, mas os Ministros do TST precisam fazer estágio nas empresas deste Brasil e ver o que o empresariado passa todo o dia para manter a empresa em ordem, pagando todos os tributos e educando seus funcionários, pois não há ser humano que resista à burocracia, não há empresa que resista com tantos tributos, e EDUCAÇÃO não há neste País! É preciso sair do mundo da doutrina e colocar mais o pé no chão de fábrica. continuar lendo

Realmente, queria ver qual seria a atitude do Ministro se um dos seus funcionários fizessem um churrasquinho no meio do expediente continuar lendo

Agora o funcionário já sabe onde pode trabalhar tranquilamente, basta trabalhar no Tribunal Regional do Trabalho.
Lá eles entendem que o churrasquinho é liberado em horário de trabalhe e em qualquer lugar continuar lendo

Agora, fica demorando no uso do caixa eletrônico quando um desses ministros quer fazer um saque... vai ter o estágio cessado (parece piada, mas não é). continuar lendo

O pessoal parece que não entende ou simplesmente não quer entender. O julgador não aprovou a má conduta do empregado, ele apenas percebeu que a penalidade foi demasiada frente à falta cometida.
Em tais situações precisa realmente haver uma equidade entre o ato de indisciplina e a punição aplicada, não devendo os empregadores aproveitarem-se da situação para evitar pagar os direitos adquiridos pelo empregado. continuar lendo

interessante seu ponto de vista, mas veja que foi de olho exatamente em se esquivar de pagar alguns direitos do empregado, que a empresa optou pela demissão por justa causa, acredito que a pena de suspensão teria sido suficiente e com certeza mais inteligente. continuar lendo

O negocio esta na inobservância da gradação da pena. O empresario vai deixando as coisas acontecerem, e, às vezes apenas advertindo verbalmente o empregado reiteradas vezes. Depois, já de saco cheio resolve dar uma justa causa. O empregador deve perfilhar devidamente o caminho da gradação da pena. advertência verbal, por escrito, suspensão e demissão. continuar lendo

vamos ver se algum escrevente do tribunal resolver fazer um churrasquinho a frente do gabinete de suas excelências....sera que pode??? vergonha essa justiça (???) do trabalho continuar lendo

Penso o quanto seria advertido o dono desta empresa se acontecesse um incêndio ou algum acidente semelhante, conquanto, vimos que fora um procedimento arriscado a deste funcionário.
Não há muito tempo, ocorrera um incêndio em uma boate onde muitas pessoas morreram, a culpa recaiu logicamente no empresário (e não acho errado, haja vista, dever-se-ia prover de instrumentos que garantissem a segurança de todos naquele lugar).
Haja vista, quando toma-se uma medida preventiva e absolutamente aceitável, a punição recaí novamente sobre o empresário.
Deveras antíteses que jamais entrarão em meu cérebro. continuar lendo