Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF denuncia Marcos Valério por exploração de prestígio

    Publicado por Carta Forense
    há 15 anos

    O publicitário Marcos Valério foi denunciado hoje (21) pelo Ministério Público Federal (MPF) em Santos pelo crime de exploração de prestígio, na Operação Avalanche. Além de Marcos Valério, também foram denunciados seu sócio Rogério Tolentino, o empresário Walter Faria (principal acionista da Cervejaria Petrópolis), o juiz aposentado José Ricardo Tremura e outros quatro investigados.A Operação Avalanche foi deflagrada pela Polícia Federal em outubro do ano passado. Segundo as investigações, Marcos Valério e seu sócio, Rogério Tolentino, teriam liderado um grupo para tentar livrar a Cervejaria Petropólis de uma fiscalização feita por fiscais da Receita estadual, que a autuou em mais de R$ 104 milhões por sonegação de impostos.

    Para isso, teriam utilizado os advogados mineiros Ildeu Pereira e Eloá Velloso para contactar os policiais federais aposentados Paulo Endo e Daniel Balde, que atuavam em Santos, para forjarem um inquérito policial contra dois fiscais que haviam autuado a cervejaria. O juiz aposentado José Ricardo Tremura ficaria responsável em tentar influir na decisão dos juízes da causa.

    Na denúncia, o Ministério Público diz não ter indícios de que Tremura e os demais réus tenham conseguido afetar o trâmite da ação contra a cervejaria, mas que o fato de terem solicitado dinheiro com esse objetivo já é suficiente para que eles respondam pelo crime de exploração de prestígio, cuja pena é de um a cinco anos de prisão e multa. Esta é a terceira denúncia do Ministério Público na Operação Avalanche. Uma delas já se encontra na fase de alegações finais.

    À Agência Brasil, o advogado Marcelo Leonardo, que defende Marcos Valério, disse que tomou conhecimento da denúncia contra o seu cliente pela imprensa e que só irá se pronunciar sobre o caso após receber uma notificação oficial. A Agência Brasil também tentou falar com a Cervejaria Petrópolis, mas foi informada de que, até o momento, eles ainda não tinham um pronunciamento a fazer sobre a denúncia.

    • Sobre o autorConteúdo editorial completamente apartidário e independente
    • Publicações11284
    • Seguidores2569
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-denuncia-marcos-valerio-por-exploracao-de-prestigio/1572125

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)